Arquivo Histórico
Destaques

       Com um acervo de apenas 545 documentos manuscritos e impressos, a Fundação Casa da Cultura de Marabá, criou em 1987 o Arquivo Histórico de Marabá “Manoel Domingues”, para preservar a documentação histórica do município e da região. Uma forma de resguardar a memória histórica/cultural escrita dos povos desta região.

       Hoje o acervo conta com mais de  15 mil registros que fazem do mesmo um dos maiores da região Amazônica. Dentre os documentos raros do acervo histórico encontram-se, a ata de instalação do Município de Marabá de 1913, a Revista Marabá publicada pela Associação Marabaense de Letras em 1925 e o jornal Marabá de 1945.   
 
       O Arquivo tem por missão localizar, classificar, registrar, catalogar e preservar a memória regional, encontrada nos documentos textuais (manuscritos e impressos), traçando um perfil do município de Marabá e região ontem e hoje. Facilitar o acesso à informação através da organização de assuntos (índices) em pastas e outros instrumentos que atendam às necessidades dos usuários.
 
       O trabalho realizado no Arquivo Histórico já é referencia nacional e internacional, pois pesquisadores de várias partes do Brasil e exterior procuram no acervo, entender um pouco mais sobre a nossa história e a nossa gente. 
 
       O Arquivo Histórico de Marabá, tem importância muito grande na preservação da memória, pois transformou-se em fonte de conhecimento e pesquisa da região. 
 
Contribuição do Arquivo Histórico para a sociedade
Pesquisa Acadêmica
 
       São mais de cem Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Dissertações e Teses projetadas a partir de informações do Arquivo Histórico, em várias Universidades, no Brasil e em países como Estados Unidos,  França e Japão.
 
História da Economia Local
   
      O Arquivo contribui com a economia regional, através da História Econômica da Região: Os Ciclos Econômicos. Antes de se instalarem na região, algumas empresas buscam no Arquivo Histórico, informações da economia local.
       Observamos  que os registros são diários e que , portanto  o acervo cresce a cada  dia.
 
   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315