Botânica
Destaques
       Botânica é a ciência que se ocupa do estudo dos vegetais sob todos os seus aspectos. Trata, basicamente, da morfologia das plantas, seu funcionamento, suas relações mútuas e com o meio que as circunda e dos processos que determinaram seu atual grau de evolução. 
 
       O Setor de Botânica, integrante do Museu Municipal de Marabá, situado na Fundação Casa da Cultura, há anos atua em atividades relacionadas à taxonomia vegetal, organização e inclusão de amostras vegetais nas coleções. O setor também fornece apoio a alunos de ensino médio, acadêmicos e pesquisadores que através de consultas ao acervo se orientam para a realização de seus trabalhos. 
 
       Promove pesquisa, coleta, manutenção e acondiciona espécies de representantes da flora regional, destacando-se dentre as seguintes áreas estudadas: Murumurú, Serra das Andorinhas e Paleocanal do Tocantins.
 
       O trabalho do setor iniciou-se em 1982, com a coleta de exemplares botânicos feita por integrantes do GEMA – Grupo Ecológico de Marabá. O setor botânica é composto por Exposição, Laboratório, Reserva Técnica e Orquidário.
 
       A exposição do setor pode ser visitada no Salão de Exposições da Fundação, onde o público pode conhecer a diversidade da flora; fungos; fósseis; e frutos regionais abordando variados temas como: “A Castanheira”; Frutas nativas”; “Palmeiras da região”; “Plantas venenosas”; “Ecossistemas regionais”; “Belezas ocultas da floresta tropical-Árvores da Amazônia” e “Orquídeas regionais”.  
 

HERBÁRIO MUNICIPAL DE MARABÁ – HMM

       Um dos setores de grande destaque da fundação é a Botânica onde resguarda centenas de plantas na sua reserva, o herbário, local onde é mantida uma grande coleção composta por plantas desidratadas (secas) e/ou prensadas, de onde se extrai e adiciona informação sobre cada uma das populações conhecidas e sobre novas espécies de plantas. Serve como registro de informação sobre a grande diversidade da flora de determinada área, tais como conservação, fisiologia, farmacologia e agronomia, entre outros.
 
       Essas plantas coletadas e identificadas, que inicialmente prensadas e identificadas são colocadas a estufa para secagem. Após a desidratação, o exemplar é fixado em papel cartão branco com sua ficha de identificação, onde constam os dados da planta. Além de exsicatas, o herbário também é composto de outros exemplares botânicos como: frutos; sementes; fungos; cipós; madeiras; flores em lâminas ou em meio líquido. Temos 1.191 amostras destes materiais. Ao todo, os exemplares botânicos somam mais de 7.000 amostras.
 

ORQUIDÁRIO MARGARET MEE

       O setor Botânica em conjunto com a SOM (Sociedade de Orquidófilos de Marabá), mantém o Orquidário Margaret Mee, com cerca de 1000 orquídeas, para apreciação pública, bem como realiza anualmente a Exposição de Orquídeas de Marabá, hoje em sua 10 versão e que atrai grande público.
 
 

PROJETOS DO SETOR BOTÂNICA

Projeto Salvamento de Orquídeas - que visa a não extinção das espécies, realizado em parceria com a SOM (Sociedade de Orquidófilos de Marabá). 
Projeto Flora do Murumurú – Coleta e identificação da flora daquela localidade. 
Projeto Paleocanal do Tocantins – Identificação e conservação da flora do Paleocanal.
Exposição Anual de Orquídeas de Marabá.
 
   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.


   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

Foi realizada nos dias 08 à 10 de Abril de 2016, no Shopping Pátio Marabá, a 14ª Exposição de Orquideas do municipio.

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /casadacultura

@casadacultura

Contato

fccmaraba@hotmail.com
Fone:(94) 3322-2315
Fone:(94) 3322-4176