Etnologia
Destaques

 

       O setor de Etnologia do Museu Municipal de Marabá foi criado com a nomenclatura Antropologia em 1984 com a FCCM, que por sua vez se originou do GEMA – Grupo Ecológico de Marabá-, o qual realizou além de outras atividades iniciais da Casa da Cultura, a coleta de grande parte dos objetos que compõe o acervo deste setor, hoje integrante do NAM – Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá.

       A preservação e divulgação de nossa cultura são as principais preocupações do setor, que vem cuidadosamente estudando, resgatando e preservando nossas raízes, sejam elas: indígenas, ribeirinhas, artesãs etc. Além de orientar qualquer pesquisa que almeje o conhecimento a esse respeito.

 

       Graças aos inúmeros trabalhos desenvolvidosno campo antropológico ao longo dos anos, o nosso acervo etnográficoacumulou uma vasta coleção, rica em valor simbólico, que representa bem os valores e modos de vida de diferentes grupos étnicos que vivem na região: Artefatos Indígenas (de algumas etnias do sudeste Paraense, como:Gavião, Xickrin, Parakanã, Suruí/Aikewára e Assurini do Trocará); Objetos Históricos; Artesanatos Regionais; Coleção Numismática (moedas e cédulas) e Coleção Filatélica (selos), que somados atingem 4300 peças. Além de uma biblioteca específica com 350 volumes.

    

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

       Manual de Instruções do Setor de Antropologia - 2000. Elaborado por Rosilan Sobrinho e atualizado por Creuzanir Costa.

Projeto “Cultura Indígena”. Jairon Gomes. Março de 2008.

   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.


   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

Foi realizada nos dias 08 à 10 de Abril de 2016, no Shopping Pátio Marabá, a 14ª Exposição de Orquideas do municipio.

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /casadacultura

@casadacultura

Contato

fccmaraba@hotmail.com
Fone:(94) 3322-2315
Fone:(94) 3322-4176