Exposição
Destaques

 

Exposição ‘’ Di -Ver -Cidade e Cores’’.

      

Na manhã dessa quinta - feira dia 15 de setembro de 2016, a Fundação Casa da Cultura de Marabá abriu em seu Salão a Exposição ‘’ Di -ver - cidade e Cores’’, esta é uma exposição do artista plástico Júlio Teixeira Assis e retrata de uma forma sofisticada o trabalho de reciclagem onde transforma em arte materiais como rejeito industriais. 
A abertura da exposição ocorreu por volta das 09:00hrs e teve como público alvo alunos da Escola A Fazendinha e da Escola de Música Maestro Moises Araújo.
A exposição ficará aberta para visitação na Fundação casa da Cultura de Marabá até o mês de outubro de segunda à sexta -feira de 08 às 14 horas. 
Aguardamos sua Visita!

 Outras Exposições da FCCM:

  Exposição Cores da Memória.

                         

  

 

Esta aberta para visitação, na Galeria de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá, a Exposição Cores da Memória. Essa exposição faz parte da programação da 10ª Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus e tem como objetivo mostrar através de obras de artistas locais parte da historia do município de Marabá guardada na memoria da comunidade.
Nesta exposição os alunos de escolas agendadas também serão os artistas, isso porque através de papel e tinta não toxica utilizada para trabalhos com crianças, os estudantes poderão trabalhar a coordenação motora e percepção visual das cores por meio do desenvolvimento da criatividade com base no tema da exposição. 
Obs : Os trabalhos dos alunos, também serão expostos na Galeria de Artes da FCCM.

 

''40 Anos de Pesquisas Arqueológicas na Região’’ .

 

 

Esteve  aberta para visitação no Salão da FCCM a Exposição ’’40 Anos de Pesquisas Arqueológicas na Região’’ .

Obs: a  exposição esteve  aberta  de Julho a agosto de 2016.

   

  

Exposição Todas as Marias (homenagem ao Dia das Mulheres)

                                                                     

Este é um trabalho da Artista Lara Borges é tem como objetivo homenagear diferentes mulheres por seu jeito de ser através de adereços doados onde identifica a personalidade de cada uma. 
A exposição também contou com o apoio de artistas como Josimar Oliveira por exemplo, ele é o autor de algumas telas expostas. 
A exposição Todas as Marias ficou aberta para visitas no salão da Fundação Casa da Cultura de Marabá até o dia 1º de abril.

Exposição sobre o Meio Ambiente

                   

 

A exposição teve  como tema ‘’Porque Cuidar é Preciso’’ e está localizada no Salão de Exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá. 
Idealizada pelo setor de zoologia que é coordenado por Maria Betânia Furtado em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente, a exposição busca a reflexão sobre as nossas ações é ficou aberta ao público até o dia 27 de Junho. 

 

Exposição sobre  os 40  anos de  amor  e  contribuição a  Marabá (a  exposição  relata  através  de fotografias a  trajetória do  professor  Noé  von Atzingen no Municipio)

  

 

Exposição Itacaiunas

                                                                                               

Exposição projeto Itacaiúnas ''O Rio da Memória'' é resultado de pesquisa realizadas por técnicos da fundação sobre a bacia do Itacaiúnas, com o objetivo de ampliar os levantamentos temáticos e estabelecer mecanismos de preservação das margens do rio e seus afluentes, assim como promover a conteção de agentes poluidores e degradantes.o projeto teve inicio quando o presidente da FCCM lia um raro livro "viagem a itaboca e ao itacaiúnas '' escrito pelo francês Henri Coudreou, de 1895       

 

 

Casa do Castanheiro

                                          

Um rústico abrigo feito de palha e sem nenhum conforto. Para os que só ouviram falar, era em casas como esta que os castanheiros se protegiam precariamente das chuvas e dos animais da selva durante a safra da castanha-do-pará. 

Obs :
As fotos que você observa agora é de uma replica montada na Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Esta é uma iniciativa do GEMA ainda 1982, com criação da Casa da Cultura em novembro de 1984 a casa do castanheiro esteve montada em diferentes lugares além disso ao longo dos anos foi muitas vezes refeita com troca de materiais, foram também acrescentados todos os objetos de uso do castanheiro. 
Venha conhecer a Casa do Castanheiro de perto!
Aguardamos sua visita!

 

Balsa de Buriti:

A embarcação que refez o trajeto dos pioneiros pelo Rio Tocantins de Estreito do Maranhão à Marabá, hoje esta a disposição dos visitantes no pátio da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

obs:Equipe formada por servidores da Casa da Cultura de Marabá. 

         

 

 

 

      

 

 

  

 

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315