Geologia
Destaques

       A curiosidade natural do homem em desvendar os mistérios da natureza levou-o ao estudo da Terra. Perguntas como: de onde vêm as lavas dos vulcões; o que causa os terremotos; como se formaram os planetas e as estrelas, e muitas outras, sempre foram enigmas que o homem vem tentando decifrar.

       O principal fator que impulsiona o homem a melhor conhecer a Terra é o fato de ter que usar materiais extraídos do subsolo para atender as suas necessidades básicas. O homem descobriu que a Terra se modifica através dos tempos e estas transformações são causadas por gigantescos movimentos que ocorrem continuamente no interior e na superfície da Terra, em transformações muito lentas.
 
       Então, como se pode saber o que existe dentro da Terra em tão grandes profundidades e como descobrir a idade de cada período da história da Terra? Isto é possível através do estudo das rochas(fósseis), dos terremotos, dos vulcões, dos restos dos organismos preservados nas rochas e das propriedades físicas terrestres, tais como o magnetismo e a gravidade e as ondas sísmicas.
 
       As rochas são formadas por minerais, que por sua vez são constituídos por substâncias químicas que se cristalizam em condições especiais. O estudo dos minerais contidos em uma  rocha pode determinar onde e como ela se formou. Todos esses estudos fazem parte da Geologia - a ciência que busca o conhecimento da origem, composição e evolução da Terra.
 
       O Museu Municipal de Marabá através da Fundação Casa da Cultura vem ao longo desses 25 anos  de existência resgatando e preservando a história natural e cultural da nossa região, buscando alternativas de preservação das áreas suscetíveis a devastação e esclarecendo a população da necessidade de se preservar o meio-ambiente, baseando-se também em estudos geológicos. 
 
       Atualmente, possuímos um acervo litológico com mais de 1000 amostras, desenvolvemos projetos nas áreas do paleocanal do Rio Tocantins, hidrologia regional e paleontologia nos municípios de Jacundá e Babaçulândia-TO e Oriximiná,  além de contarmos com um Núcleo de Geologia e Espeleologia de Marabá – NEM, cujas atividades são prospecção de cavidades geológicas, documentação, topografia, cartografia e geoprocessamento.
 
   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.


   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

Foi realizada nos dias 08 à 10 de Abril de 2016, no Shopping Pátio Marabá, a 14ª Exposição de Orquideas do municipio.

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /casadacultura

@casadacultura

Contato

fccmaraba@hotmail.com
Fone:(94) 3322-2315
Fone:(94) 3322-4176