Mais Notícias
Destaques

 

 
Construção da Balsa de Buriti
  Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO) até Estreito, no Maranhão, finalmente está sendo iniciada a construção da balsa que fará o percurso, até Marabá, para relembrar as viagens heroicas que nossos antepassados faziam, transportando mercadoria, do Maranhão até a foz do Itacaiúnas.

 

 

Lançamento do Livro, Balsa de Buriti.

 Produzida pela Fundação Casa da Cultura e a agência Banzeiro, a obra de 100 páginas, foi lançada no final de abril de 2015  na sede da FCCM, o livro ‘’Balsa de Buriti – cartografia de uma viagem’’ tem como autor o Jornalista Ulisses Pompeu, ele faz parte da equipe de balseiros que desdeu o Rio Tocantins durante a expedição fluvial que marcou o centenário do  município.
 


 
FCCM visita indios Parakanã  (inaxiganga ).  
 O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) Noé von Atzingen acompanhado do Arqueólogo Marlon Prado e do Secretário de Educação de Itupiranga Paulo Ricarto, visitaram o grupo indígena Parakanã(inaxiganga ) a visita aconteceu no dia 15 de setembro de 2015.

 
Em viagem a Itagatins (TO), Noé von Atzingen encontra Dona Eudoxia Bastos Morbach...
  Em viagem a Itagatins (TO), para tratar dos preparativos para a execução do Projeto Balsa de Buriti, Noé von Atzingen encontra Dona Eudoxia Bastos Morbach, cunhada do famoso artista marabaense Augusto Bastos Morbach. Segundo Noé, a senhora de 105 anos de idade, encontra-se saudável, lúcida e é uma pessoa muito divertida.

 

Exposição "Di-ver-Cidade e Cores ''.  

 A Fundação Casa da Cultura de Marabá abriu em seu Salão a Exposição ‘’ Di -ver - cidade e Cores’’, esta é uma exposição do artista plástico Júlio Teixeira Assis e retrata de uma forma sofisticada o trabalho de reciclagem onde transforma em arte materiais como rejeito industriais.
 

14ª  Exposição de Orquídeas

Com objetivo de despertar no público o interesse de cultivar orquídeas.  A 14ª Exposição de Orquídeas da Fundação Casa da Cultura de Marabá, mais uma vez foi considerada um sucesso.


 


 
Marabá 100 anos de história.
  Com patrocínio de empresas de Marabá, a VídeoV produzirá documentário  sobre a viagem que irá refazer o trajeto Carolina-Marabá em uma balsa de buriti. Parceria foi acertada  nessa terça-feira, 19, entre a direção da produtora de vídeo e o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen.

 


Exposição '' Mundo encantado da Criança'': 
A exposição teve como expositor o Comitê PROLER Marabá, que é um projeto de valorização social da leitura e da escrita, vinculado ao MINC – Ministério da Cultura presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.
 


 


Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2011 – 8ª Edição
    A FUNARTE acaba de lançar o Catálogo “Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2011 – 8ª Edição” onde registra as ações promovidas na referida edição do programa, dentre elas está o Projeto Rede Pará/Maranhão de Artes Visuais, elaborado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá.

 


 


 FCCM é sucesso na edição de 2015 da EXPOAMA. 

Uma das atrações é a réplica da Balsa de Buriti que, em abril de 2013, por ocasião das comemorações do Centenário de Marabá, refez a viagem do pioneiro Francisco Coelho e de outros que desciam o Rio Tocantins desde o Maranhão. Outro objeto de curiosidade é a réplica da Casa do Castanheiro, uma palhoça que servia de abrigo para os coletores de castanha-do-pará, que se embrenhavam na mata durante semanas em busca da valiosa amêndoa


 

 O mundo fala da Amazônia. A Amazônia fala para o mundo

  Noé Carlos Barbosa Von Atzingen, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, fala na mesa de debates "O mundo fala da Amazônia. A Amazônia fala para o mundo" durante 2º Congresso Anual do Instituto Brasil Europa.

 
  
 

 “Feira Musical da FCCM.

A “Feira Musical” da Escola de Música Moisés Araújo aconteceu nos dias 19 a 22 de setembro. 


 


 

 

 

 

 

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315