Pinacoteca
Destaques

      O Setor tem a atribuição de preservar e fomentar as artes plásticas na região através da realização de exposições, no salão de exposição do museu municipal de Marabá, divulgando  junto à comunidade, o trabalho talentoso destes artistas amazônicos. A pinacoteca marabaense se destaca na região devido ao seu trabalho de formação do acervo dos artistas regionais, tendo aproximadamente 700 obras distribuídas entre mais de 70 artistas, com predominância de obras produzidas com  a técnica do nanquim (bico de pena).

        A Pinacoteca também realiza visitas monitoradas durante as exposições.
 
       Com objetivo de incentivar, divulgar e promover a arte entre os artistas da região, a fundação Casa da Cultura de Marabá, instituiu em 1984, a Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”  que leva o nome deste ilustre artista plástico marabaense, que doou 10 obras à Pinacoteca, iniciando assim a coleção.
 
       A Pinacoteca foi oficializada em 22 de junho de 1998, por meio do decreto municipal nº 340/98 tendo seu acervo aberto ao público.
 
       As exposições que são realizadas mensalmente no salão de exposição da Casa da Cultura, procuram retratar a cultura e a diversidade da nossa região nas diversas formas de arte, procurando sempre apresentar para a sociedade toda a sua criatividade. A Pinacoteca também propicia  que as obras dos artistas locais participem de exposições externas em pontos estratégicos da cidade, aumentando assim a divulgação e a disseminação das artes na região.
Promove também orientação para pesquisas sobre arte, empréstimos de obras para órgãos e instituições públicas, promoção de oficinas de artes visuais, (desenho, pintura, escultura) e monitoramento  de visitas complementares a tarefas cotidianas do setor., são outras atribuições da Pinacoteca.
 
       Dentre seus objetivos e finalidades principais estão a difusão  da cultura e da  produção artística regional, com a utilização de obras que integram seu significativo acervo. O fomento à criatividade e o exercício da cidadania através da arte; Estímulo aos visitantes e todo o público em geral a tornarem-se conhecedores, pesquisadores, admiradores e colaboradores do saber artístico-cultural de Marabá e Região.
 
   
 

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315