Publicações
Destaques
       Com o objetivo de difundir as ações realizadas nas diversas áreas de domínio da Fundação Casa da Cultura de Marabá são publicados pela FCCM o informativo O Penta e o Boletim Técnico.
 
       O primeiro O Penta foi publicado em 1987 e hoje está em seu 22º ano levando no seu bojo a informação, a cultura, o conhecimento, como outrora faziam os pentas que cortavam as águas dos rios Tocantins, Araguaia e Itacaiúnas. O periódico está sempre recheado de novidades, levando ao conhecimento de todos as ações desenvolvidas pela Casa da Cultura, servindo de importante instrumento de pesquisa. O nome “Penta” é uma homenagem aos primeiros barcos a motor que circularam na região sul e sudeste paraense, cujos motores tinham essa denominação. Como eram eles que levavam as notícias, nada mais apropriado que batizar com este nome o periódico “O Penta”.
 

Clique nas imagens para ampliá-las

       O Boletim Técnico da Fundação Casa da Cultura de Marabá teve seu primeiro número lançado em 1999 com impressão bastante modesta, porém já dando mostra de sua utilidade e importância na divulgação de ciência e cultura amazônica. O 5º e mais atual número do Boletim foi lançado já no início deste ano com ótimos artigos com temas que variam entre antropologia, botânica, zoologia e espeleologia e que primam pelo padrão técnico.
 
       Qualquer destas publicações você pode adquirir diretamente na Fundação Casa da Cultura de Marabá.
 

Boletins:

Clique nas imagens para ampliá-las

ARTIGOS PUBLICADOS

KERN, D. C.,  et al. 1992. O Potencial Espeleoarqueológico da região de São Geraldo do Araguaia -PA . Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi. Belém. Sér. Antropol. 8 (2).
 
ATZINGEN, N. V,; SILVA, J. M. & RODRIGUES, M. C. - 1.999. O Núcleo Arqueológico de Marabá. Bol. Info. Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag. 25-33.
 
COSTA, C. M. S.; SOBRINHO, R. R.; ARAÚJO, D. S. 2003. Grupos Indígenas da Região de Marabá. Bol. Tec. N.º 2 Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag. 7-18;
 
ATZINGEN, N. V. ; SILVA, J. M. & RODRIGUES, M. C. - 2003. Novos Sítios Arqueológicos Documentados pelo Núcleo Arqueológico de Marabá. Bol. Tec. N.º 2 Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag. 21-30.
 
NUNES, L. C. & LEITE, H. J. V. - 2004. Vinte anos de pesquisa arqueológica peloNúcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá – Fundação Casa da Cultura de Marabá. Bol. Tec. N.º 3 Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag.31-49
 
MORAES, I. P., & PRADO, M. - 2004. Vinte anos de pesquisa arqueológica pelo Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá – Fundação Casa da Cultura de Marabá. Bol. Tec. N.º 3 Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag.50-54
 
ATZINGEN, N. V. & PRADO, M. - 2009. Cavidades Naturais e Sítios Arqueológicos no Município de Tasso Fragoso. Bol. Tec. N.º 4, Fund. Casa da Cultura, Marabá, pag.15-24.
 
PRADO, M; MESQUITA, RAIMUNDO NONATO AGUIAR. Vinte e sete anos de pesquisa arqueológica. 2012.
 
   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315