Zoologia
Destaques

       O setor de Zoologia desempenha um importante papel dentro do Museu Municipal de Marabá, trabalhando não só o conhecimento e preservação da fauna regional, mas também a conscientização da população, quanto à importância para o equilíbrio biológico.

       O setor desenvolve projetos próprios, e em parceria com outras instituições, tal como, a Universidade de São Paulo (USP), O MPEG (Museu Paraense Emilio Goeldi), Fundação Carlos Chagas, SEMA/PA, SEMA Municipal, entre outras instituições. Dentre os projetos realizados pelo setor destacam-se: Projeto Doença de Chagas, atuando especialmente na taxonomia de triatomineos (barbeiros); Projeto Fauna do Murumurú; Projeto Paleocanal do Tocantins; Projeto Readaptação e Soltura de Animais Silvestres e projetos voltados a Educação Ambiental, com destaque para trilhas interpretativas na Reserva Ambiental Murumurú e Reserva Ambiental Eletronorte. O setor oferece estágios para graduandos em cursos de áreas afins, identificação zoológica para a comunidade, assim como orientação a trabalhos escolares e apoio em feiras de ciências. Mantém ótima exposição sobre fauna regional, que se integra à exposição permanente do Museu Municipal “Uma Viagem Através do Tempo” disposta no salão de exposições da Fundação Casa de Cultura de Marabá.

       O setor de zoologia mantém um grande acervo, sobretudo de espécimes representantes da fauna regional, entre vertebrados e invertebrados. Assim como produtos de atividade animal como ninhos também integram o acervo.
 
   

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315